Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42409
Type: | Resumo |
Title: | A interdisciplinaridade por meio do diagnóstico dos discente e egressos do curso de ciências ambientais |
Authors: | Cavalcante, Cássia Liliane Alves Feitosa, Alcebíades Gomes Bezerra Menezes, Maria Eunice Oliveira Melo, Juliana Barroso de Garcez, Danielle Sequeira |
Keywords: | Ciências Ambientais;Diagnóstico discente;Perfil dos egressos |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | CAVALCANTE, Cássia Liliane Alves; et al. A interdisciplinaridade por meio do diagnóstico dos discente e egressos do curso de ciências ambientais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará, iniciado em 2010, integra a unidade acadêmica do Instituto de Ciências do Mar – Labomar, e admite desde sua criação 40 alunos anualmente. A partir do projeto de monitoria “Formando Cientistas Ambientais: A interdisciplinaridade por meio do envolvimento discente em ações de educação, extensão e pesquisa”, no qual atuam dois bolsistas, foi realizado o presente estudo, cuja finalidade é apresentar o desenvolvimento e resultados de uma das atividades da monitoria, que consiste na criação e sistematização de bases de dados com informações atuais dos egressos e graduandos do curso, além da orientação aos novatos do curso. Possui como principal objetivo, reduzir a evasão escolar e aprimorar o processo de auto avaliação do curso. A metodologia utilizada foi um estudo quantitativo exploratório, tratando-se de um diagnóstico dos discentes e egressos. Foram organizadas as informações sobre os discentes, como o tempo médio de conclusão, a listagem de Trabalhos de Conclusão de Curso por orientador, bem como caracterizado o perfil dos egressos. Foi possível observar um crescimento quanto as graduações ao longo dos anos, possuindo até 2016.1, 55 alunos formados, de um total de 300 ingressantes. Desta forma, torna-se de extrema importância atividades que interfiram positivamente no andamento do curso, visando melhorias para redução do tempo de permanência dos alunos na graduação e o tempo de conclusão. Assim, por meio de um banco de dados formulado, os graduandos e futuros discentes de Ciências Ambientais, terão acesso às informações históricas do curso, como também, suas linhas de pesquisa e às possibilidades do mercado de trabalho dos formados. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42409 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_clacavalcante.pdf | 49,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.