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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42409
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cavalcante, Cássia Liliane Alves | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Alcebíades Gomes Bezerra | - |
dc.contributor.author | Menezes, Maria Eunice Oliveira | - |
dc.contributor.author | Melo, Juliana Barroso de | - |
dc.contributor.author | Garcez, Danielle Sequeira | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T17:02:16Z | - |
dc.date.available | 2019-06-04T17:02:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Cássia Liliane Alves; et al. A interdisciplinaridade por meio do diagnóstico dos discente e egressos do curso de ciências ambientais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42409 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico discente | pt_BR |
dc.subject | Perfil dos egressos | pt_BR |
dc.title | A interdisciplinaridade por meio do diagnóstico dos discente e egressos do curso de ciências ambientais | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará, iniciado em 2010, integra a unidade acadêmica do Instituto de Ciências do Mar – Labomar, e admite desde sua criação 40 alunos anualmente. A partir do projeto de monitoria “Formando Cientistas Ambientais: A interdisciplinaridade por meio do envolvimento discente em ações de educação, extensão e pesquisa”, no qual atuam dois bolsistas, foi realizado o presente estudo, cuja finalidade é apresentar o desenvolvimento e resultados de uma das atividades da monitoria, que consiste na criação e sistematização de bases de dados com informações atuais dos egressos e graduandos do curso, além da orientação aos novatos do curso. Possui como principal objetivo, reduzir a evasão escolar e aprimorar o processo de auto avaliação do curso. A metodologia utilizada foi um estudo quantitativo exploratório, tratando-se de um diagnóstico dos discentes e egressos. Foram organizadas as informações sobre os discentes, como o tempo médio de conclusão, a listagem de Trabalhos de Conclusão de Curso por orientador, bem como caracterizado o perfil dos egressos. Foi possível observar um crescimento quanto as graduações ao longo dos anos, possuindo até 2016.1, 55 alunos formados, de um total de 300 ingressantes. Desta forma, torna-se de extrema importância atividades que interfiram positivamente no andamento do curso, visando melhorias para redução do tempo de permanência dos alunos na graduação e o tempo de conclusão. Assim, por meio de um banco de dados formulado, os graduandos e futuros discentes de Ciências Ambientais, terão acesso às informações históricas do curso, como também, suas linhas de pesquisa e às possibilidades do mercado de trabalho dos formados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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