Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42376
Tipo: | Resumo |
Título : | Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística |
Autor : | Freitas, Bárbara Pinheiro de Correia, Luciano LIma Damasceno, Joana D'arc Rocha Gomes, Thales Nogueira Gomes Bezerra Filho, José Gomes |
Palabras clave : | Epidemologia;Ensino;Bioestatística |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | FREITAS, Bárbara Pinheiro de; et al. Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de Epidemiologia e Biostatistics. Introdução : O módulo visa a ensinar aos alunos conceitos básicos em Epidemiologia e Biostatistics e a aplicação destes no contexto da prática clínica. Sabe-se que há uma grande oferta de recursos online voltados para estes conteúdos e que podem proporcionar uma experiência educativa complementar às aulas expositivas realizadas durante o módulo. Objetivo: Avaliar adesão e aceitação dos alunos que já cursaram o módulo quanto à utilização de recursos online como complementação da aprendizagem. Metodologia: Realizou-se um questionário online por meio da ferramenta Survey Monkey incluindo dados a respeito do semestre, participação dos alunos em cursos online e recursos audiovisuais outros e se estas ferramentas demonstraram-se eficazes na aprendizagem. Resultados: Ao todo, 45 estudantes responderam ao questionário, dentre os quais,19 se encontram no quarto semestre, 3 no quinto, 17 do sétimo, 4 do oitavo,1 do nono e 1 do décimo semestre. Deste grupo, 18 pessoas já utilizaram videoaulas como recurso de aprendizagem. 12 pessoas os consideraram um recurso “bom” e 5, “excelente”. Além disso, 19 pessoas confirmaram ter realizado cursos online durante a faculdade, entretanto, apenas 4 conseguiram concluir ao menos um dos cursos que participou. Os 19 afirmaram ter gostado da experiência. Conclusao: A utilização de recursos online facilita a aprendizagem e já vem sendo amplamente utilizado pelos alunos, ainda que de forma autoguiada. Dessa forma, a incorporação destes recursos de forma regularizada à disciplina pode tornar se uma alternativa pedagógica eficaz. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42376 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bpfreitas.pdf | 50,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.