Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Bárbara Pinheiro de-
dc.contributor.authorCorreia, Luciano LIma-
dc.contributor.authorDamasceno, Joana D'arc Rocha-
dc.contributor.authorGomes, Thales Nogueira Gomes-
dc.contributor.authorBezerra Filho, José Gomes-
dc.date.accessioned2019-06-04T14:12:25Z-
dc.date.available2019-06-04T14:12:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFREITAS, Bárbara Pinheiro de; et al. Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42376-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEpidemologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBioestatísticapt_BR
dc.titleAvaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatísticapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAvaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de Epidemiologia e Biostatistics. Introdução : O módulo visa a ensinar aos alunos conceitos básicos em Epidemiologia e Biostatistics e a aplicação destes no contexto da prática clínica. Sabe-se que há uma grande oferta de recursos online voltados para estes conteúdos e que podem proporcionar uma experiência educativa complementar às aulas expositivas realizadas durante o módulo. Objetivo: Avaliar adesão e aceitação dos alunos que já cursaram o módulo quanto à utilização de recursos online como complementação da aprendizagem. Metodologia: Realizou-se um questionário online por meio da ferramenta Survey Monkey incluindo dados a respeito do semestre, participação dos alunos em cursos online e recursos audiovisuais outros e se estas ferramentas demonstraram-se eficazes na aprendizagem. Resultados: Ao todo, 45 estudantes responderam ao questionário, dentre os quais,19 se encontram no quarto semestre, 3 no quinto, 17 do sétimo, 4 do oitavo,1 do nono e 1 do décimo semestre. Deste grupo, 18 pessoas já utilizaram videoaulas como recurso de aprendizagem. 12 pessoas os consideraram um recurso “bom” e 5, “excelente”. Além disso, 19 pessoas confirmaram ter realizado cursos online durante a faculdade, entretanto, apenas 4 conseguiram concluir ao menos um dos cursos que participou. Os 19 afirmaram ter gostado da experiência. Conclusao: A utilização de recursos online facilita a aprendizagem e já vem sendo amplamente utilizado pelos alunos, ainda que de forma autoguiada. Dessa forma, a incorporação destes recursos de forma regularizada à disciplina pode tornar se uma alternativa pedagógica eficaz.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bpfreitas.pdf50,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.