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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42372
Tipo: | Resumo |
Título: | Percepção e assimilação dos alunos do primeiro semestre de medicina frente á atividade prática de extração do dna da banana no módulo de biologia celular e molecular |
Autor(es): | Arraes, Breno Milhomens Souza, Maria do Socorro Queiroz Alves de Freire, Davidson Anthony Aragão Mota, Nathércia Castro Pequeno, Ana Luiza Viana Rabenhorst, Silvia Helena Barem |
Palavras-chave: | DNA;Extração;Prática |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | ARRAES, Breno MIlhomens et al. Percepção e assimilação dos alunos do primeiro semestre de medicina frente á atividade prática de extração do dna da banana no módulo de biologia celular e molecular. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | INTRODUÇÃO: No Módulo de Biologia Celular e Molecular no 1º período de medicina é idealizada atividade prática de extração do DNA utilizando a banana e materiais domésticos. Tal atividade é ministrada pelos monitores explicando cada etapa do experimento. OBJETIVO: O objetivo é entender e desmitificar as técnicas moleculares usadas na rotina médica. MÉTODO: Os alunos da turma de 2016.1 e 2016.2 foram distribuídos em 2 turnos de 40 alunos ,em dias consecutivos com dois monitores para cada dia. Na primeira turma todos os alunos usaram uma bancada prática, mas na segunda a turma foi possível distribuir os alunos em 4 bancadas. No mês de setembro foi proposto questionário online para as turmas de ambos os períodos. RESULTADOS: Foram preenchidos 38 questionários, 19 de cada turma. As análises mostraram que 86,84% dos alunos não sabiam ser possível extrair DNA na condição proposta; 78,95% alegaram que a atividade lhes ajudou a perceber ser possível fazer diagnósticos médicos utilizando o DNA, 55,26% entenderam todas as etapas do experimento, 36,84% entenderam parcialmente e 7,89% não entenderam etapa alguma. Dados contrastantes foram observados quanto a utilidade da prática, sendo que 78,95% dos entrevistados da turma de 2016.1 não acharam a atividade útil enquanto que 68,42% da turma de 2016.2 acharam a atividade útil. A apresentação dos monitores não foi didática para 63,16% da turma 2016.1 e didática para 94.74% da turma 2016.2. CONCLUSÃO: O objetivo de desmistificar o DNA, principalmente diante do uso na prática médica é alcançado. A maioria entende todos os processos, sendo muito baixa a parcela daqueles que não entendem nada e parece ser dependente da didática dos monitores. O fato do segundo semestre estar mais satisfeita com a atividade e com o trabalho dos monitores pode ser explicada pelo aumento da experiência dos monitores além da atividade do segundo semestre ter sido realizada em ambiente que possibilitou 4 bancadas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42372 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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