Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42365
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência em cursos das ciências exatas: estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Rede Pública Federal de Fortaleza Ceará
Autor : Carvalho, Francisca Samara Teixeira
Viana, Tania Vicente
Palabras clave : Aprendizagem;Prática pedagógica;Relação aluno-professor
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Edições UFC
Citación : CARVALHO, Francisca Samara Teixeira; VIANA, Tania Vicente. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência em cursos das ciências exatas: estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Rede Pública Federal de Fortaleza Ceará. In: LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente (orgs.). Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis. Edições UFC, Fortaleza, 2014. p. 169-191.
Resumen en portugués brasileño: As práticas avaliativas traduzem o êxito ou o fracasso do aluno, em sua aprendizagem, atribuindo valores que marcarão significativamente toda a sua trajetória escolar e mesmo a sua vida pessoal. Quando realizadas de forma convencional, segundo a definição do exame, impedem a mudança de uma tradicional e persistente prática pedagógica fundamentada na memorização e na reprodução de conteúdo, como também na relação distanciada entre professor e aluno, regulada por uma autoridade imposta pelo medo. O exame se diferencia, sobretudo, por sua natureza classificatória e somativa, direcionada para os resultados finais, em detrimento de uma visão processual da aprendizagem (LUCKESI, 2001, 2005, 2011; PERRENOUD, 1999). [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42365
ISBN : 978 85 7282 611 2
Aparece en las colecciones: SA - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_capliv_fstcarvalho.pdf250,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.