Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42365
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência em cursos das ciências exatas: estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Rede Pública Federal de Fortaleza Ceará |
Autor : | Carvalho, Francisca Samara Teixeira Viana, Tania Vicente |
Palabras clave : | Aprendizagem;Prática pedagógica;Relação aluno-professor |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | CARVALHO, Francisca Samara Teixeira; VIANA, Tania Vicente. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência em cursos das ciências exatas: estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Rede Pública Federal de Fortaleza Ceará. In: LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente (orgs.). Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis. Edições UFC, Fortaleza, 2014. p. 169-191. |
Resumen en portugués brasileño: | As práticas avaliativas traduzem o êxito ou o fracasso do aluno, em sua aprendizagem, atribuindo valores que marcarão significativamente toda a sua trajetória escolar e mesmo a sua vida pessoal. Quando realizadas de forma convencional, segundo a definição do exame, impedem a mudança de uma tradicional e persistente prática pedagógica fundamentada na memorização e na reprodução de conteúdo, como também na relação distanciada entre professor e aluno, regulada por uma autoridade imposta pelo medo. O exame se diferencia, sobretudo, por sua natureza classificatória e somativa, direcionada para os resultados finais, em detrimento de uma visão processual da aprendizagem (LUCKESI, 2001, 2005, 2011; PERRENOUD, 1999). [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42365 |
ISBN : | 978 85 7282 611 2 |
Aparece en las colecciones: | SA - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_fstcarvalho.pdf | 250,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.