Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42365
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência em cursos das ciências exatas: estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Rede Pública Federal de Fortaleza Ceará
Autor(es): Carvalho, Francisca Samara Teixeira
Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Aprendizagem;Prática pedagógica;Relação aluno-professor
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: CARVALHO, Francisca Samara Teixeira; VIANA, Tania Vicente. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência em cursos das ciências exatas: estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Rede Pública Federal de Fortaleza Ceará. In: LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente (orgs.). Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis. Edições UFC, Fortaleza, 2014. p. 169-191.
Resumo: As práticas avaliativas traduzem o êxito ou o fracasso do aluno, em sua aprendizagem, atribuindo valores que marcarão significativamente toda a sua trajetória escolar e mesmo a sua vida pessoal. Quando realizadas de forma convencional, segundo a definição do exame, impedem a mudança de uma tradicional e persistente prática pedagógica fundamentada na memorização e na reprodução de conteúdo, como também na relação distanciada entre professor e aluno, regulada por uma autoridade imposta pelo medo. O exame se diferencia, sobretudo, por sua natureza classificatória e somativa, direcionada para os resultados finais, em detrimento de uma visão processual da aprendizagem (LUCKESI, 2001, 2005, 2011; PERRENOUD, 1999). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42365
ISBN: 978 85 7282 611 2
Aparece nas coleções:SA - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_fstcarvalho.pdf250,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.