Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42297
Tipo: | Resumo |
Título : | Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: integração do wims 4.x ao moodle 3.x |
Autor : | Rocha Neto, Artur Rodrigues Magalhães, Paolla Brenda Mota Amaral, Maria Katharine Ferreira do Carneiro, Domingos Sávio Silva Soares, Jose Marques |
Palabras clave : | integração de sistemas;ambiente virtual de aprendizagem;sistema de recomendação |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | ROCHA NETO, Artur Rodrigues; et al. Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: integração do wims 4.x ao moodle 3.x. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | Propõe-se neste projeto de graduação a configuração de um arcabouço tecnológico que contribua efetivamente com a melhoria das condições de ensino e de aprendizado em disciplinas do Centro de Tecnologia. O projeto Sala Virtual de Estudos é associado ao projeto LIGA Engenharia, que, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, busca proporcionar um espaço de extensão da sala de aula presencial, oferecendo não só instrumentos de uso convencional, mas também um arcabouço expansível e que permita agregar tecnologias de domínio específico. Visa-se, com este espaço, colaborar com a redução da evasão e das reprovações. Devido à complexidade inerente à construção de um ambiente virtual completo, optou-se, neste 2º ano de projeto, pela adaptação e especialização do ambiente Moodle, visto ser este um software de código aberto e de larga utilização em muitos países. Este trabalho concentra-se na integração do ambiente WWW Interactive Multipurpose Server (WIMS) versão 4.x ao Moodle versão 3.x. O WIMS permite a oferta de folhas de exercícios interativos aos alunos, permitindo ao professor construí-las a partir de uma grande base de dados. Os enunciados dos exercícios variam a cada interação e suas atividades são registradas, computando notas e permitindo fazer inferências sobre o status do aluno. A integração entre os dois ambientes, prototipada em um projeto de pós-graduação, visa otimizar o acesso dos alunos e professores, que precisam acessar somente o Moodle, e deixar transparentes aos usuários as atividades realizadas no WIMS. Além disso, os dados gerados nas atividades do WIMS são importados para o Moodle, permitindo ao professor gerenciar as notas dos alunos em um único ambiente, além de alimentar um Sistema de Recomendações em desenvolvimento no escopo dos projetos Sala Virtual de Estudos e LIGA Engenharia. A integração destes dois ambientes será aplicada ao servidor Moodle do DETI até dezembro de 2016, juntamente com os demais recursos em desenvolvimento no projeto. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42297 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_arrneto.pdf | 51,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.