Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha Neto, Artur Rodrigues-
dc.contributor.authorMagalhães, Paolla Brenda Mota-
dc.contributor.authorAmaral, Maria Katharine Ferreira do-
dc.contributor.authorCarneiro, Domingos Sávio Silva-
dc.contributor.authorSoares, Jose Marques-
dc.date.accessioned2019-06-03T18:48:07Z-
dc.date.available2019-06-03T18:48:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationROCHA NETO, Artur Rodrigues; et al. Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: integração do wims 4.x ao moodle 3.x. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42297-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectintegração de sistemaspt_BR
dc.subjectambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectsistema de recomendaçãopt_BR
dc.titleProjetos sala virtual de estudos e liga engenharia: integração do wims 4.x ao moodle 3.xpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPropõe-se neste projeto de graduação a configuração de um arcabouço tecnológico que contribua efetivamente com a melhoria das condições de ensino e de aprendizado em disciplinas do Centro de Tecnologia. O projeto Sala Virtual de Estudos é associado ao projeto LIGA Engenharia, que, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, busca proporcionar um espaço de extensão da sala de aula presencial, oferecendo não só instrumentos de uso convencional, mas também um arcabouço expansível e que permita agregar tecnologias de domínio específico. Visa-se, com este espaço, colaborar com a redução da evasão e das reprovações. Devido à complexidade inerente à construção de um ambiente virtual completo, optou-se, neste 2º ano de projeto, pela adaptação e especialização do ambiente Moodle, visto ser este um software de código aberto e de larga utilização em muitos países. Este trabalho concentra-se na integração do ambiente WWW Interactive Multipurpose Server (WIMS) versão 4.x ao Moodle versão 3.x. O WIMS permite a oferta de folhas de exercícios interativos aos alunos, permitindo ao professor construí-las a partir de uma grande base de dados. Os enunciados dos exercícios variam a cada interação e suas atividades são registradas, computando notas e permitindo fazer inferências sobre o status do aluno. A integração entre os dois ambientes, prototipada em um projeto de pós-graduação, visa otimizar o acesso dos alunos e professores, que precisam acessar somente o Moodle, e deixar transparentes aos usuários as atividades realizadas no WIMS. Além disso, os dados gerados nas atividades do WIMS são importados para o Moodle, permitindo ao professor gerenciar as notas dos alunos em um único ambiente, além de alimentar um Sistema de Recomendações em desenvolvimento no escopo dos projetos Sala Virtual de Estudos e LIGA Engenharia. A integração destes dois ambientes será aplicada ao servidor Moodle do DETI até dezembro de 2016, juntamente com os demais recursos em desenvolvimento no projeto.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_arrneto.pdf51,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.