Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42283
Tipo: | Resumo |
Título : | A aprendizagem cooperativa na prática de caratê no dojô do núcleo de danças e lutas da universidade estadual do ceará (nudal-uece) |
Autor : | Pinheiro, Arthur Guilherme da Silva Chaves, Augusto da Silva Lins, Saiane Silva Feitosa, Adriana Madja dos Santos |
Palabras clave : | Aprendizagem cooperativa;Caratê;Ensino |
Fecha de publicación : | 2016 |
Resumen en portugués brasileño: | A Aprendizagem Cooperativa, segundo Johnson & Johnson (1998), é um método utilizado por diversos grupos para facilitar suas atividades, tendo como ideias centrais a interação entre os membros, trocas de experiências e as responsabilidades, tanto individuais quanto em grupo. Este artigo visa mostrar se é viável o uso deste método da aprendizagem cooperativa no ensino de Caratê, sendo escolhido o dojô do Núcleo de Danças e Lutas da Universidade Estadual do Ceará (NUDAL-UECE) para o estudo. Os treinos de Caratê no NUDAL-UECE ocorrem com um grande número de pessoas, faz-se necessária a união entre elas para o bom andamento dessa prática e a assimilação melhor do que foi ensinado, principalmente, por haver modalidades (competição e exibição) que exigem essa cooperação. Na atividade de caratê há sempre a colaboração que mantém os membros unidos e que os ajudam a ter um bom desempenho, mas acredita-se que a cooperação possa ajudá-los a conseguirem ainda mais, crescerem enquanto praticantes e pessoas e melhorarem seus relacionamentos interpessoais, tanto dentro quanto fora do tatame. Para verificar os benefícios da aprendizagem cooperativa no ensino de Caratê, foi realizada uma entrevista com um aluno do curso de Educação Física, faixa preta – 1º DAN que permitiu a utilização de aprendizagem cooperativa por uma semana nos seus treinos. Ressalta-se que para esse grupo foram apresentados os conceitos e a metodologia da aprendizagem cooperativa para os participantes no referido dojô. Depois dessa entrevista inicial, foram aplicados dois questionários aos membros, antes e após da semana escolhida para o experimento. Após o estudo dos dados obtidos foi comprovado que o método proporcionou melhor aprendizagem nos treinos, tornando-os mais dinâmico, além de fortalecer os laços entre os membros, melhorando a interação entre eles. Dessa forma, foi possível concluir que é viável o uso da Aprendizagem Cooperativa nos treinos desse dojô. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42283 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_agspinheiro.pdf | 50,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.