Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42283
Type: Resumo
Title: A aprendizagem cooperativa na prática de caratê no dojô do núcleo de danças e lutas da universidade estadual do ceará (nudal-uece)
Authors: Pinheiro, Arthur Guilherme da Silva
Chaves, Augusto da Silva
Lins, Saiane Silva
Feitosa, Adriana Madja dos Santos
Keywords: Aprendizagem cooperativa;Caratê;Ensino
Issue Date: 2016
Abstract in Brazilian Portuguese: A Aprendizagem Cooperativa, segundo Johnson & Johnson (1998), é um método utilizado por diversos grupos para facilitar suas atividades, tendo como ideias centrais a interação entre os membros, trocas de experiências e as responsabilidades, tanto individuais quanto em grupo. Este artigo visa mostrar se é viável o uso deste método da aprendizagem cooperativa no ensino de Caratê, sendo escolhido o dojô do Núcleo de Danças e Lutas da Universidade Estadual do Ceará (NUDAL-UECE) para o estudo. Os treinos de Caratê no NUDAL-UECE ocorrem com um grande número de pessoas, faz-se necessária a união entre elas para o bom andamento dessa prática e a assimilação melhor do que foi ensinado, principalmente, por haver modalidades (competição e exibição) que exigem essa cooperação. Na atividade de caratê há sempre a colaboração que mantém os membros unidos e que os ajudam a ter um bom desempenho, mas acredita-se que a cooperação possa ajudá-los a conseguirem ainda mais, crescerem enquanto praticantes e pessoas e melhorarem seus relacionamentos interpessoais, tanto dentro quanto fora do tatame. Para verificar os benefícios da aprendizagem cooperativa no ensino de Caratê, foi realizada uma entrevista com um aluno do curso de Educação Física, faixa preta – 1º DAN que permitiu a utilização de aprendizagem cooperativa por uma semana nos seus treinos. Ressalta-se que para esse grupo foram apresentados os conceitos e a metodologia da aprendizagem cooperativa para os participantes no referido dojô. Depois dessa entrevista inicial, foram aplicados dois questionários aos membros, antes e após da semana escolhida para o experimento. Após o estudo dos dados obtidos foi comprovado que o método proporcionou melhor aprendizagem nos treinos, tornando-os mais dinâmico, além de fortalecer os laços entre os membros, melhorando a interação entre eles. Dessa forma, foi possível concluir que é viável o uso da Aprendizagem Cooperativa nos treinos desse dojô.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42283
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_agspinheiro.pdf50,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.