Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42271
Type: | Resumo |
Title: | Célula de aprendizagem cooperativa de português |
Authors: | Pontes, Ana Katia de Alencar Andrade Neto, Manoel |
Keywords: | células cooperativas;aprendizagem;português |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | PONTES, Ana Katia de Alencar; ANDRADE NETO, Manoel. Célula de aprendizagem cooperativa de português. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Eu me chamo Ana Kátia de Alencar Pontes, sou bolsista do PRECE, conheci o programa em um encontro de dois dias promovido pela PRAE no início de 2016, logo que começaram a apresentar a proposta do programa me identifiquei, pois ele tem como objetivo a melhoria do ensino público. No último dia do encontro o professor Manoel Andrade, idealizador do programa, convidou os interessados a participarem do programa e prontamente disse sim, posteriormente participei de várias formações para aprender a metodologia de ensino da aprendizagem cooperativa, que é por meio de células (grupos) de estudo na qual os alunos se reúnem para estudar cooperativamente, isto é, um ajudando o outro, neste momento cada um tem uma função e por meio da aprendizagem individual é que os demais componentes da célula de estudo irão aprender, pois cada um deverá repassar o que aprendeu para o grupo e o aprendizado dele se somará ao dos demais, é como se fosse um quebra-cabeça, que só estará bem montado se as peças estiverem juntas e em seu devido lugar, ou melhor, exercendo sua função. No final de toda célula há o processamento de grupo, neste momento os componentes poderão celebrar o que deu certo e discutir (conversar) sobre o que faltou, a fim de compreenderem o que deverão melhorar para as próximas células de estudo. Hoje desenvolvo o programa no Colégio Joaquim Nogueira, com duas turmas do primeiro ano e uma do segundo ano, nas duas turmas estaremos estudando português voltado a compreensão textual e a gramática normativa, a diferença é que nos primeiros anos será voltada para a prova do SPAECE e do segundo ano para o ENEM. Concluo dizendo que desejo contribuir positivamente para que esses alunos trabalhem a sua interdependência positiva, tenha a sua autonomia intelectual e sejam multiplicadores do método de estudo em grupo de forma cooperativa. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42271 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_akapontes.pdf | 48,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.