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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPontes, Ana Katia de Alencar-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-03T18:00:48Z-
dc.date.available2019-06-03T18:00:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPONTES, Ana Katia de Alencar; ANDRADE NETO, Manoel. Célula de aprendizagem cooperativa de português. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42271-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcélulas cooperativaspt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectportuguêspt_BR
dc.titleCélula de aprendizagem cooperativa de portuguêspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEu me chamo Ana Kátia de Alencar Pontes, sou bolsista do PRECE, conheci o programa em um encontro de dois dias promovido pela PRAE no início de 2016, logo que começaram a apresentar a proposta do programa me identifiquei, pois ele tem como objetivo a melhoria do ensino público. No último dia do encontro o professor Manoel Andrade, idealizador do programa, convidou os interessados a participarem do programa e prontamente disse sim, posteriormente participei de várias formações para aprender a metodologia de ensino da aprendizagem cooperativa, que é por meio de células (grupos) de estudo na qual os alunos se reúnem para estudar cooperativamente, isto é, um ajudando o outro, neste momento cada um tem uma função e por meio da aprendizagem individual é que os demais componentes da célula de estudo irão aprender, pois cada um deverá repassar o que aprendeu para o grupo e o aprendizado dele se somará ao dos demais, é como se fosse um quebra-cabeça, que só estará bem montado se as peças estiverem juntas e em seu devido lugar, ou melhor, exercendo sua função. No final de toda célula há o processamento de grupo, neste momento os componentes poderão celebrar o que deu certo e discutir (conversar) sobre o que faltou, a fim de compreenderem o que deverão melhorar para as próximas células de estudo. Hoje desenvolvo o programa no Colégio Joaquim Nogueira, com duas turmas do primeiro ano e uma do segundo ano, nas duas turmas estaremos estudando português voltado a compreensão textual e a gramática normativa, a diferença é que nos primeiros anos será voltada para a prova do SPAECE e do segundo ano para o ENEM. Concluo dizendo que desejo contribuir positivamente para que esses alunos trabalhem a sua interdependência positiva, tenha a sua autonomia intelectual e sejam multiplicadores do método de estudo em grupo de forma cooperativa.pt_BR
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