Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
Authors: | Costa, Roger Freitas da Silva, Denize de Melo Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos;Paulo Freire;História da Educação;Democratização do ensino |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | IMPRECE |
Citation: | COSTA, Roger Freitas da; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1853-1857. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo visa refletir sobre a contextualização histórica e cultural pautada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Contextualizando a história da educação verifica-se que a mesma configura-se como um tema gerador de questionamentos. Conforme Tardif & Gauthier (2010), a história da educação tem como principal objetivo conservar a memória e costumes de uma determinada sociedade. O método adotado pelo educador Paulo Freire, bem como sua luta a fim de tornar a educação como direito garantido, respeitando as singularidades de cada aprendiz. Perceber o papel do educador enquanto mediador torna-se elemento primordial na execução e planejamento escolar pautado na Educação de Jovens e Adultos, bem como no acesso igualitário na construção do saber. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_rfcostadmsilva.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.