Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239
Tipo: Artigo de Evento
Título: Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Autor(es): Costa, Roger Freitas da
Silva, Denize de Melo
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos;Paulo Freire;História da Educação;Democratização do ensino
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: COSTA, Roger Freitas da; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1853-1857.
Resumo: O presente artigo visa refletir sobre a contextualização histórica e cultural pautada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Contextualizando a história da educação verifica-se que a mesma configura-se como um tema gerador de questionamentos. Conforme Tardif & Gauthier (2010), a história da educação tem como principal objetivo conservar a memória e costumes de uma determinada sociedade. O método adotado pelo educador Paulo Freire, bem como sua luta a fim de tornar a educação como direito garantido, respeitando as singularidades de cada aprendiz. Perceber o papel do educador enquanto mediador torna-se elemento primordial na execução e planejamento escolar pautado na Educação de Jovens e Adultos, bem como no acesso igualitário na construção do saber.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_rfcostadmsilva.pdf3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.