Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
Autor(es): | Costa, Roger Freitas da Silva, Denize de Melo Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos;Paulo Freire;História da Educação;Democratização do ensino |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | IMPRECE |
Citação: | COSTA, Roger Freitas da; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1853-1857. |
Resumo: | O presente artigo visa refletir sobre a contextualização histórica e cultural pautada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Contextualizando a história da educação verifica-se que a mesma configura-se como um tema gerador de questionamentos. Conforme Tardif & Gauthier (2010), a história da educação tem como principal objetivo conservar a memória e costumes de uma determinada sociedade. O método adotado pelo educador Paulo Freire, bem como sua luta a fim de tornar a educação como direito garantido, respeitando as singularidades de cada aprendiz. Perceber o papel do educador enquanto mediador torna-se elemento primordial na execução e planejamento escolar pautado na Educação de Jovens e Adultos, bem como no acesso igualitário na construção do saber. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_rfcostadmsilva.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.