Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42210
Tipo: | Resumo |
Título : | A importância da interação social na universidade |
Autor : | Guimaraes, Diana Jessica Souza Souza, Rebeka Giovanna Leite Lima de Araujo, Marciana Silva Aragão, Lucelia Maria Santos |
Palabras clave : | Desestímulo;Convívio;Aprendizagem cooperativa |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | GUIMARAES, Diana Jessica Souza; et al. A importância da interação social na universidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | Presentes em nosso cotidiano, páginas e grupos de redes sociais administradas por universitários, com o foco em interações sociais entre os alunos, têm mostrado uma quantidade preocupante de estudantes que não se sentem satisfeitos com sua rotina dentro da sua instituição de ensino. A insatisfação com as interações entre os alunos apontam um grave problema vivido por diversas pessoas: o desestímulo para com seu curso e/ou a universidade. Contudo, tendo como foco o convívio entre os estudantes, este trabalho se propõe a explanar os benefícios do trato interpessoal dos estudantes e como este pode contribuir para melhor aproveitamento da vida acadêmica. Fundamentando a perspectiva desse projeto, a Aprendizagem Cooperativa apresenta-se fundamentada em pilares cujos valores são baseados na solidariedade, no respeito e na cooperação. Estes têm como objetivo formar alunos com habilidades de participação construtiva em diversas situações: trabalho, comunidade e vida social. Quanto à metodologia, foi utilizado um questionário com o objetivo de avaliar os efeitos do método da Aprendizagem Cooperativa; os estudantes participantes foram separados em dois grupos, o primeiro composto por aqueles que utilizam o método em seu cotidiano e o segundo, pelos que não utilizam. Através de um conjunto de questões direcionadas e a partir dos dados que foram coletados e comparados, concluiu-se que os estudantes avaliados que aplicam o método da Aprendizagem Cooperativa em sua vida social têm um melhor aproveitamento acadêmico e possuem maior satisfação com o curso no qual estudam, em relação aos alunos que não aplicam o método da Aprendizagem Cooperativa. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42210 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_djsguimarães.pdf | 49,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.