Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42210
Tipo: Resumo
Título : A importância da interação social na universidade
Autor : Guimaraes, Diana Jessica Souza
Souza, Rebeka Giovanna Leite Lima de
Araujo, Marciana Silva
Aragão, Lucelia Maria Santos
Palabras clave : Desestímulo;Convívio;Aprendizagem cooperativa
Fecha de publicación : 2016
Citación : GUIMARAES, Diana Jessica Souza; et al. A importância da interação social na universidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumen en portugués brasileño: Presentes em nosso cotidiano, páginas e grupos de redes sociais administradas por universitários, com o foco em interações sociais entre os alunos, têm mostrado uma quantidade preocupante de estudantes que não se sentem satisfeitos com sua rotina dentro da sua instituição de ensino. A insatisfação com as interações entre os alunos apontam um grave problema vivido por diversas pessoas: o desestímulo para com seu curso e/ou a universidade. Contudo, tendo como foco o convívio entre os estudantes, este trabalho se propõe a explanar os benefícios do trato interpessoal dos estudantes e como este pode contribuir para melhor aproveitamento da vida acadêmica. Fundamentando a perspectiva desse projeto, a Aprendizagem Cooperativa apresenta-se fundamentada em pilares cujos valores são baseados na solidariedade, no respeito e na cooperação. Estes têm como objetivo formar alunos com habilidades de participação construtiva em diversas situações: trabalho, comunidade e vida social. Quanto à metodologia, foi utilizado um questionário com o objetivo de avaliar os efeitos do método da Aprendizagem Cooperativa; os estudantes participantes foram separados em dois grupos, o primeiro composto por aqueles que utilizam o método em seu cotidiano e o segundo, pelos que não utilizam. Através de um conjunto de questões direcionadas e a partir dos dados que foram coletados e comparados, concluiu-se que os estudantes avaliados que aplicam o método da Aprendizagem Cooperativa em sua vida social têm um melhor aproveitamento acadêmico e possuem maior satisfação com o curso no qual estudam, em relação aos alunos que não aplicam o método da Aprendizagem Cooperativa.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42210
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_djsguimarães.pdf49,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.