Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42165
Tipo: TCC
Título: A avaliação externa do programa alfabetização na idade certa: Contribuições para possíveis intervenções pedagógicas no Município de Horizonte - CE
Autor(es): Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
Orientador: Sobral, Adriana Eufrásio Braga
Palavras-chave: Avaliação Educacional - Horizonte (CE);Matemática (Ensino fundamental)
Data do documento: 2011
Citação: CARVALHO, A. O. P. A avaliação externa do programa alfabetização na idade certa: contribuições para possíveis intervenções pedagógicas no Município de Horizonte - CE. 2011. 77 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: Antes de compreender a avaliação diagnóstica como instrumento fundamental para nortear as possíveis intervenções pedagógicas é preciso compreender a funcionalidade e tipologia da mesma. As diversas funções que a avaliação sofre em seu sentido amplo, diagnóstica, formativa e somativa, levam seus resultados a diferentes modelos de intervenção e prática do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as avaliações se diferem quanto as suas abrangências, se são em larga escala e se são internas ou externas. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo, aqui apresentada, se deteve a investigar as intervenções pedagógicas que os resultados das avaliações diagnósticas, do Programa Alfabetização na Idade Certa, de Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental podem trazer aos professores do município de Horizonte no Estado do Ceará. A avaliação diagnóstica de Matemática para o 5º ano do Ensino Fundamental trouxe ao município de Horizonte/CE embasamento para um comprometimento municipal nesta área e nível desde o início de 2010. E para os professores trouxe conhecimentos dos alunos advindos das séries anteriores, o que permitiu nortear e garantir intervenções pedagógicas mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem. O ensino de Matemática garante o bom desenvolvimento de um indivíduo crítico, investigador, capaz de reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões dentre outras competências que os documentos norteadores do ensino de Matemática do Brasil estabelecem. Por vezes imposto de maneira objetiva e descontextualizada o ensino de Matemática deve ser melhor trabalhado nos cursos de formação de professores. A avaliação diagnóstica proporcionada pelo Programa Alfabetização na Idade Certa do estado do Ceará tem muito a colaborar no trabalho de ensino de Matemática, tanto para prever resultados diagnósticos que auxiliam desde o início letivo os trabalhos interventores quanto para realizar intervenções de docência ou gestão que sejam eficazes nas possíveis necessidades dos alunos. Possíveis considerações podem ser reveladas a partir deste estudo: a efetividade que esta avaliação obteve na realização diagnóstica no município de Horizonte/CE em Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental, as intervenções mediadas a partir dos resultados deste diagnóstico, e a contribuição que esta avaliação prevê para a funcionalidade e avaliação do próprio Programa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42165
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_aopcarvalho.pdf985,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.