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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42106
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mendonça, Amaudson Ximenes Veras | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T13:34:41Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T13:34:41Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Amaudson Ximenes Veras. Cooperativas musicais, direito autoral e globalização na era da revolução digital. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SALES, José Albio Moreira de (orgs.). Pensando com Arte. Fortaleza: Edições UFC, 2006. p. 30-38. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7282-221-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42106 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Poder tecnológico | pt_BR |
dc.subject | Associações culturais e cooperativas musicais | pt_BR |
dc.subject | Mercados justos e da cópia livre | pt_BR |
dc.subject | Internet - caráter anárquico e democrático | pt_BR |
dc.title | Cooperativas musicais, direito autoral e globalização na era da revolução digital | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Trata do fenômeno das associações culturais e cooperativas musicais, a partir da formação de redes solidárias constituídas por grupos musicais, em particular, os do rock, no mundo globalizado, com atenção especial para o caso brasileiro. Destaca que, além da iniciativa de organização de festivais musicais independentes, tais tipos de organização têm resultado numa intensa produção coletiva de portais, publicações e CDs coletivos, capitaneados por pequenos selos ou por membros dos próprios grupos, que são prensados em regime de mutirão, com custos e preços abaixo do mercado. Mostra que essas experiências se multiplicam em diversas partes do país e do mundo, tendo na rede mundial de computadores - a internet - uma das principais ferramentas de comunicação, seja na divulgação, seja na troca de experiências e arquivos musicais, favorecendo ainda a articulação dos grupos cooperativados. Chama ainda atenção para o fato de que, além dos trabalhos musicais, os CDs produzidos dessa forma trazem discussões políticas e culturais das mais diversas, indo desde questões ligadas ao racismo e à solidariedade, bem como dos mercados justos e da cópia livre; estes últimos são baseados em valores de ajuda mútua, democracia, participação e autonomia. Leva à conclusão de que experiências dos CDs Cooperativados tornaram-se mais visíveis a partir da segunda metade dos anos oitenta, coincidindo com o espectro de transformações econômicas, políticas, culturais e sociais que ficou conhecido como globalização, no interior do qual também começaram a ser gestadas as primeiras experiências associativas de grupos musicais ligadas ao rock.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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