Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42098
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação das habilidades de leitura: uma análise da Provinha Palavra de Criança no estado do Piauí |
Autor(es): | Oliveira, Mônica Arruda de |
Orientador: | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros |
Palavras-chave: | Aprendizagem;Leitura (Ensino Elementar) - Piauí |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | OLIVEIRA, Mônica Arruda. Avaliação das habilidades de leitura: uma análise da Provinha Palavra de Criança no estado do Piauí. 2014. 79f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2014. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar o instrumento de avaliação de leitura do Programa Palavra e Criança, iniciativa capitaneada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, desenvolvido com o objetivo de garantir as crianças o direito à educação. O programa desenvolve-se no estado do Piauí contando com grande adesão dos municípios comprometidos com a melhoria do ensino no ciclo da alfabetização. O estudo se caracterizou como bibliográfico e documental, uma vez que se utilizou de fontes documentais, tais como os relatórios de resultados do Estado e do instrumental de avaliação plicado aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2012. Foi realizada a análise dos dados numa perspectiva qualitativa. O objetivo do trabalho foi apresentar as habilidades que são avaliadas nos itens constantes na avaliação realizando uma nálise estatística e pedagógica de alguns itens da provinha. A título de conclusão, o trabalho aponta para diversas reflexões sobre o nsino e a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no tocante a importância da avaliação como auxilio pedagógico para a melhoria da educação ofertada às crianças do Piauí. |
Abstract: | This course conclusion work aimed to analyze the evaluation instrument reading from Palavra de Criança Program, an initiative spearheaded by the United Nations Children's Fund – UNICEF, developed with the goal of ensuring children's right to education. The program is developed in the State of Piauí relying on large membership of municipalities committed to the improvement of teaching in literacy cycle. The study was characterized as bibliographic and documentary as it was used documentary sources, such as reports results of state and instrumental assessment applied to students of the 3rd grade of elementary school, in 2012. Analysis was performed data from a qualitative perspective. The objective was to present the skills that are assessed on items listed in performing a statistical evaluation and pedagogical analysis of some items from the test. In conclusion , the work points to several reflections on teaching and learning in the early years of elementary school, as well as on the importance of evaluation as a teaching aid for the improvement of education offered to children of Piaui. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42098 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_maoliveira.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.