Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42086
Type: | Resumo |
Title: | A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência |
Authors: | Viana, Ana Beatriz Silva Rodrigues, Raelson Ribeiro Costa, Maria Isabelly Fernandes da Luna, Izaildo Tavares Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa |
Keywords: | ENFERMAGEM;ANTROPOLOGIA;FILOSOFIA |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | VIANA, Ana Beatriz Silva; RODRIGUES, Raelson Ribeiro; COSTA, Maria Isabelly Fernandes da; LUNA, Izaildo Tavares; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa. A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | INTRODUÇÃO: A monitoria é uma atividade de apoio pedagógico, que facilita a aquisição de conhecimentos para estudantes e prepara monitores para a docência. A afinidade com o tema ministrado é essencial para obter êxito nas ações e que, consequentemente, os alunos consigam aprovação na disciplina. OBJETIVOS: Explanar a experiência de monitoria na disciplina de Antropologia Filosófica realizada no período de Março/2016 a Julho/2016 com os alunos do primeiro semestre do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará, enfatizando a importância da manutenção da monitoria para a disciplina. METODOLOGIA: Utilizou-se de recursos de multimídia, discurso dialogado e o livro de autoria de B. Mondim (O Homem quem é ele?) na confecção do minibanner e do portfólio. Foram realizados encontros semanais, com duração de 1 hora em sala reservada. Os alunos foram divididos em grupos com quatro componentes, relacionando a dimensão, as visitas realizadas e a prática de enfermagem. RESULTADOS: O minibanner foi realizado de acordo com a visita realizada à Casa de Nazaré, correlacionando a vivência das idosas com as dimensões estudadas e impresso três cópias, ficando a primeira com a idosa, a segunda com a Instituição e a terceira entregue ao professor titular da disciplina. Cada portfólio foi elaborado conectando uma dimensão e a enfermagem, constando síntese da dimensão; relação das visitas e a dimensão; e sua importância para a prática de enfermagem. O portfólio foi entregue em CD ao corpo docente da disciplina no dia da apresentação. CONCLUSÃO: Os alunos obtiveram desempenho satisfatório, com trabalhos desenvolvidos em boa qualidade, garantindo a aprovação na disciplina. Com essa experiência foi possível aprimorarmos a formação profissional, já que estuda algumas dimensões que compõem o homem como ser social, proporcionando aos futuros enfermeiros melhor compreensão dos pacientes, contribuindo no aperfeiçoamento dos cuidados de enfermagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42086 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_absviana.pdf | 50,94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.