Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41959
Tipo: | TCC |
Título: | Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita |
Autor(es): | Cunha, Cleane Soares da |
Orientador: | Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem;aprendizagem - dificuldades |
Data do documento: | 2007 |
Citação: | CUNHA, Cleane Soares da. Dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita. 2007. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. |
Resumo: | O presente estudo se propôs a trabalhar a problemática das dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita, especificamente da dislexia. Para tanto foi evidenciado o desenvolvimento desse processo na concepção de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que pesquisaram as idéias que as crianças têm sobre a leitura, mostrando os estágios do desenvolvimento da escrita: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético; cada um deles apresenta as idéias infantis sobre a escrita. Foram relatadas as diversas definições de dislexia, suas causas, tipos e características, ressaltando que se trata de um problema de aprendizagem da leitura e escrita, que pode ser encontrado em indivíduos de inteligência normal, sem dificuldades sensoriais ou psíquicas, com estimulação adequada para a aprendizagem. É um distúrbio causado por problemas neurológicos e, muitas vezes, de fundo hereditário. Podendo trazer diversos problemas na aquisição e compreensão da leitura, principalmente na correspondência letra-som, na consciência fonológica das palavras. Os indivíduos com estes problemas caracterizam-se pela persistência das dificuldades na leitura e escrita. Também foi trabalhado o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica diante desse distúrbio, sendo necessário avaliar os processos da leitura e escrita que apresentam problemas e desenvolver atividades priorizando-os. Enfim, ficou ressaltado que é fundamental o encaminhamento desses indivíduos para um diagnóstico adequado com profissionais capacitados e estabelecer uma intervenção psicopedagógica mediada, tornando a aprendizagem significativa e recuperando o prazer de aprender por parte dos sujeitos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41959 |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_cscunha.pdf | 316,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.