Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41943
Tipo: TCC
Título : Resgate da aprendizagem em adolescentes em conflito com a lei
Autor : Bastos, Tereza Maria Vasconcelos
Tutor: Agrello, Marisa Pascarelli
Palabras clave : Aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem;Desenvolvimento escolar
Fecha de publicación : 2005
Citación : BASTOS, Tereza Maria Vasconcelos. Resgate da aprendizagem em adolescentes em conflito com a lei. 2005. 70f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo do presente trabalho é apresentar um recorte dentro de uma ampla questão da aprendizagem de adolescentes em conflito com a lei e os aspectos que interferem no seu desenvolvimento escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de escritos de diversos autores abordando a questão da aprendizagem, visualizando principalmente o indivíduo social, individual e com suas peculiaridades do contexto do qual foi desenvolvido. Referimos a adolescência como ser ativo que necessita conhecer a si mesmo e ao mundo, com os conhecimentos que lhe interessam, ou seja, valores, forma de relacionamento humano e costumes, que, na verdade o que busca é sua identidade e seu papel social como adulto. Neste contexto fazem parte da vida do adolescente a escola que desempenha um papel fundamental que representa o ambiente onde o jovem exerce seu convívio social, adquire os conhecimentos indispensáveis para formação profissional e como cidadão. Faz parte também do processo de adolescer a mediação da família, desenvolvendo o papel nas relações afetivas, de limites e formação de princípios éticos e morais. Este adolescente faz parte de uma parcela que vivência significativas desigualdades sociais que lhes foram negados seus direitos e sua cidadania. A ação psicopedagógica contribui no resgate da aprendizagem quando visualiza o aprendente, considerando aspectos cognitivos, sociais e afetivos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41943
Aparece en las colecciones: EPP - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_tcc_tmvbastos.pdf428,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.