Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41943
Tipo: | TCC |
Título : | Resgate da aprendizagem em adolescentes em conflito com a lei |
Autor : | Bastos, Tereza Maria Vasconcelos |
Tutor: | Agrello, Marisa Pascarelli |
Palabras clave : | Aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem;Desenvolvimento escolar |
Fecha de publicación : | 2005 |
Citación : | BASTOS, Tereza Maria Vasconcelos. Resgate da aprendizagem em adolescentes em conflito com a lei. 2005. 70f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo do presente trabalho é apresentar um recorte dentro de uma ampla questão da aprendizagem de adolescentes em conflito com a lei e os aspectos que interferem no seu desenvolvimento escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de escritos de diversos autores abordando a questão da aprendizagem, visualizando principalmente o indivíduo social, individual e com suas peculiaridades do contexto do qual foi desenvolvido. Referimos a adolescência como ser ativo que necessita conhecer a si mesmo e ao mundo, com os conhecimentos que lhe interessam, ou seja, valores, forma de relacionamento humano e costumes, que, na verdade o que busca é sua identidade e seu papel social como adulto. Neste contexto fazem parte da vida do adolescente a escola que desempenha um papel fundamental que representa o ambiente onde o jovem exerce seu convívio social, adquire os conhecimentos indispensáveis para formação profissional e como cidadão. Faz parte também do processo de adolescer a mediação da família, desenvolvendo o papel nas relações afetivas, de limites e formação de princípios éticos e morais. Este adolescente faz parte de uma parcela que vivência significativas desigualdades sociais que lhes foram negados seus direitos e sua cidadania. A ação psicopedagógica contribui no resgate da aprendizagem quando visualiza o aprendente, considerando aspectos cognitivos, sociais e afetivos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41943 |
Aparece en las colecciones: | EPP - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_tmvbastos.pdf | 428,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.