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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAgrello, Marisa Pascarelli-
dc.contributor.authorBastos, Tereza Maria Vasconcelos-
dc.date.accessioned2019-05-23T14:26:39Z-
dc.date.available2019-05-23T14:26:39Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationBASTOS, Tereza Maria Vasconcelos. Resgate da aprendizagem em adolescentes em conflito com a lei. 2005. 70f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41943-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento escolarpt_BR
dc.titleResgate da aprendizagem em adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo do presente trabalho é apresentar um recorte dentro de uma ampla questão da aprendizagem de adolescentes em conflito com a lei e os aspectos que interferem no seu desenvolvimento escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de escritos de diversos autores abordando a questão da aprendizagem, visualizando principalmente o indivíduo social, individual e com suas peculiaridades do contexto do qual foi desenvolvido. Referimos a adolescência como ser ativo que necessita conhecer a si mesmo e ao mundo, com os conhecimentos que lhe interessam, ou seja, valores, forma de relacionamento humano e costumes, que, na verdade o que busca é sua identidade e seu papel social como adulto. Neste contexto fazem parte da vida do adolescente a escola que desempenha um papel fundamental que representa o ambiente onde o jovem exerce seu convívio social, adquire os conhecimentos indispensáveis para formação profissional e como cidadão. Faz parte também do processo de adolescer a mediação da família, desenvolvendo o papel nas relações afetivas, de limites e formação de princípios éticos e morais. Este adolescente faz parte de uma parcela que vivência significativas desigualdades sociais que lhes foram negados seus direitos e sua cidadania. A ação psicopedagógica contribui no resgate da aprendizagem quando visualiza o aprendente, considerando aspectos cognitivos, sociais e afetivos.pt_BR
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