Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41918
Type: TCC
Title: Agressividade e timidez: fatores interferentes na sociabilidade e aprendizagem escolar
Authors: Araújo, Milena Leadebal de
Advisor: Holanda, Helena Cláudia Frota de
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem
Issue Date: 2005
Citation: ARAÚJO, Milena Leadebal de. Agressividade e timidez: fatores interferentes na sociabilidade e aprendizagem escolar. 2005. 49f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho teve como objetivo mediar o processo de ensino aprendizagem das crianças portadoras de Traumatismo Craniano hospitalizadas para minimizar o impacto escolar tanto em nível de socialização como no aspecto cognitivo, ou seja, o psicopedagogo irá mediar aprendizagem na relação entre a objetividade (a realidade, o conhecimento, a lógica, o espaço, o tempo, o intelecto) e a subjetividade (o simbólico, o desejo, as representações, os afetos). Nos processos de ensino-aprendizagem, a transmissão do conhecimento é também a transmissão de novas formas de ser e de crer. Nesse processo, o psicopedagogo compreende a integração entre a construção do conhecimento por parte do sujeito – o sujeito epistêmico e a constituição do sujeito pelo conhecimento – seu desejo, sua história, sua singularidade. Contudo, quando a criança tiver alguma seqüela do Traumatismo Craniano, o psicopedagogo desenvolverá atividades pedagógicas para mediação do conhecimento. As atividades propostas neste trabalho têm como finalidade, o atendimento no ambiente hospitalar para requisições de funções cognitivas afetadas. Então, o psicopedagogo deve-se ocupar do desenvolvimento infantil como um todo para assim mediar os aspectos sociais, afetivo, cognitivo e motor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41918
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_tcc_mlaraujo.pdf322,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.