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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHolanda, Helena Cláudia Frota de-
dc.contributor.authorAraújo, Milena Leadebal de-
dc.date.accessioned2019-05-23T12:18:51Z-
dc.date.available2019-05-23T12:18:51Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationARAÚJO, Milena Leadebal de. Agressividade e timidez: fatores interferentes na sociabilidade e aprendizagem escolar. 2005. 49f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41918-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleAgressividade e timidez: fatores interferentes na sociabilidade e aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho teve como objetivo mediar o processo de ensino aprendizagem das crianças portadoras de Traumatismo Craniano hospitalizadas para minimizar o impacto escolar tanto em nível de socialização como no aspecto cognitivo, ou seja, o psicopedagogo irá mediar aprendizagem na relação entre a objetividade (a realidade, o conhecimento, a lógica, o espaço, o tempo, o intelecto) e a subjetividade (o simbólico, o desejo, as representações, os afetos). Nos processos de ensino-aprendizagem, a transmissão do conhecimento é também a transmissão de novas formas de ser e de crer. Nesse processo, o psicopedagogo compreende a integração entre a construção do conhecimento por parte do sujeito – o sujeito epistêmico e a constituição do sujeito pelo conhecimento – seu desejo, sua história, sua singularidade. Contudo, quando a criança tiver alguma seqüela do Traumatismo Craniano, o psicopedagogo desenvolverá atividades pedagógicas para mediação do conhecimento. As atividades propostas neste trabalho têm como finalidade, o atendimento no ambiente hospitalar para requisições de funções cognitivas afetadas. Então, o psicopedagogo deve-se ocupar do desenvolvimento infantil como um todo para assim mediar os aspectos sociais, afetivo, cognitivo e motor.pt_BR
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