Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41856
Type: | TCC |
Title: | Diagnóstico psicopedagógico em crianças do ensino fundamental |
Authors: | Jerônimo, Izabel Cristina |
Advisor: | Agrello, Marisa Pascarelli |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem;Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | JERÔNIMO, Izabel Cristina. Diagnóstico psicopedagógico em crianças do ensino fundamental. 2005. 73f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pesquisa foi feita fundamentada em várias obras de autores reconhecidamente renomados. Este trabalho intitulado “Diagnóstico Psicopedagógico em Crianças do Ensino Fundamental”, segue o ensinamento contextualizado desses autores sobre educação. Faz-se primeiramente uma análise crítica desde a primeira forma de educação, oferecida pelos jesuítas, passando pelas Leis de Diretrizes e Bases até os Parâmetros Curriculares Nacionais. Coloca-se em evidência o papel da Psicopedagogia Clínica, Institucional e Preventiva como conhecimento emergente para atender o chamamento na busca de solucionar ou amenizar a situação periclitante porque passa a educação brasileira, onde vive um alastramento de fracasso escolar. Evidencia-se, como ferramenta básica de atuação do psicopedagogo, o diagnóstico – análise, avaliação e tratamento. Alguns autores se clarificaram pela relevância de seus ensinamentos o que se justifica o emprego da Epistemologia Convergente, dando a mesma consistência e confiabilidade, com todas suas etapas processuais até a devolutiva. Chama-se a atenção desta última etapa com especial execução, vista esta ser a linha de ligação de confiança entre o psicopedagogo, os pais ou responsáveis e a criança. Afirma-se a importância da entidade formadora de opinião e de onde a criança recebe a primeira educação: a família, sendo esta parceira indispensável na tarefa de bem educar a criança. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41856 |
Appears in Collections: | EPP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_icjeronimo.pdf | 807,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.