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dc.contributor.advisorAgrello, Marisa Pascarelli-
dc.contributor.authorJerônimo, Izabel Cristina-
dc.date.accessioned2019-05-22T11:45:24Z-
dc.date.available2019-05-22T11:45:24Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationJERÔNIMO, Izabel Cristina. Diagnóstico psicopedagógico em crianças do ensino fundamental. 2005. 73f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41856-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação – LDBpt_BR
dc.titleDiagnóstico psicopedagógico em crianças do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa foi feita fundamentada em várias obras de autores reconhecidamente renomados. Este trabalho intitulado “Diagnóstico Psicopedagógico em Crianças do Ensino Fundamental”, segue o ensinamento contextualizado desses autores sobre educação. Faz-se primeiramente uma análise crítica desde a primeira forma de educação, oferecida pelos jesuítas, passando pelas Leis de Diretrizes e Bases até os Parâmetros Curriculares Nacionais. Coloca-se em evidência o papel da Psicopedagogia Clínica, Institucional e Preventiva como conhecimento emergente para atender o chamamento na busca de solucionar ou amenizar a situação periclitante porque passa a educação brasileira, onde vive um alastramento de fracasso escolar. Evidencia-se, como ferramenta básica de atuação do psicopedagogo, o diagnóstico – análise, avaliação e tratamento. Alguns autores se clarificaram pela relevância de seus ensinamentos o que se justifica o emprego da Epistemologia Convergente, dando a mesma consistência e confiabilidade, com todas suas etapas processuais até a devolutiva. Chama-se a atenção desta última etapa com especial execução, vista esta ser a linha de ligação de confiança entre o psicopedagogo, os pais ou responsáveis e a criança. Afirma-se a importância da entidade formadora de opinião e de onde a criança recebe a primeira educação: a família, sendo esta parceira indispensável na tarefa de bem educar a criança.pt_BR
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