Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41855
Tipo: | TCC |
Título : | Importância da afetividade no desenvolvimento do aluno |
Autor : | Santos, Ismeiry Silva |
Tutor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palabras clave : | Avaliação da aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem;Comunicação |
Fecha de publicación : | 2005 |
Citación : | SANTOS, Ismeiry Silva. Importância da afetividade no desenvolvimento do aluno. 2005. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Resumen en portugués brasileño: | As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelecem relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade e comunicação, e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação professor aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, procurou-se enfocar a emoção de maneira ampla, na vida da criança e a influência destas sobre a aprendizagem. Foi enfocado, a seguir, a Psicopedagogia no Brasil, pois se considera uma das melhores oportunidades de atendimento ao aluno com problemas de aprendizagem, oriundos de situações emocionais. Outro ponto considerado relevante no estudo foi a auto-estima, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte dos alunos, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41855 |
Aparece en las colecciones: | EPP - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_issantos.pdf | 308,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.