Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41855
Type: | TCC |
Title: | Importância da afetividade no desenvolvimento do aluno |
Authors: | Santos, Ismeiry Silva |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem;Comunicação |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | SANTOS, Ismeiry Silva. Importância da afetividade no desenvolvimento do aluno. 2005. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelecem relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade e comunicação, e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação professor aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, procurou-se enfocar a emoção de maneira ampla, na vida da criança e a influência destas sobre a aprendizagem. Foi enfocado, a seguir, a Psicopedagogia no Brasil, pois se considera uma das melhores oportunidades de atendimento ao aluno com problemas de aprendizagem, oriundos de situações emocionais. Outro ponto considerado relevante no estudo foi a auto-estima, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte dos alunos, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41855 |
Appears in Collections: | EPP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_issantos.pdf | 308,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.