Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41855
Tipo: TCC
Título: Importância da afetividade no desenvolvimento do aluno
Autor(es): Santos, Ismeiry Silva
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem;Comunicação
Data do documento: 2005
Citação: SANTOS, Ismeiry Silva. Importância da afetividade no desenvolvimento do aluno. 2005. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelecem relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade e comunicação, e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação professor aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, procurou-se enfocar a emoção de maneira ampla, na vida da criança e a influência destas sobre a aprendizagem. Foi enfocado, a seguir, a Psicopedagogia no Brasil, pois se considera uma das melhores oportunidades de atendimento ao aluno com problemas de aprendizagem, oriundos de situações emocionais. Outro ponto considerado relevante no estudo foi a auto-estima, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte dos alunos, causando alterações no processo ensino-aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41855
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_issantos.pdf308,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.