Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41673
Tipo: Artigo de Evento
Título : Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu
Autor : Oliveira, Leiry Kelly Silva
Cruz, Raimunda Costa
Palabras clave : Capital cultural;Educação;Pierre Bourdieu;Sistema escolar
Fecha de publicación : 2014
Editorial : IMPRECE
Citación : OLIVEIRA, Leiry Kelly Silva; CRUZ, Raimunda Costa. Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1247-1255.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as contribuições do sociólogo contemporâneo Pierre Bourdieu para o campo educacional através de sua teoria dos capitais e da reprodução vigente no sistema escolar. Para tanto, nos reportaremos primeiramente ao conceito de capital cultural para, só então, afirmamos em que medida tal capital influência no fracasso ou sucesso escolar de um indivíduo. Muito além de propor uma teoria focada na reprodução das diferenças socioeconômicas e culturais, o autor aponta, como afirma Setton (2004), “uma sociologia interpretativa do jogo de poder das distinções econômicas e culturais de uma sociedade hierarquizada”. Sendo assim, em um de seus muitos estudos o sociólogo analisa esse jogo de poder dentro da escola e se torna assim um referencial teórico imprescindível para o conhecimento de qualquer profissional que atue na área educacional. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41673
ISBN : 978-85-8126-065-5
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_lksoliveirarccruz.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.