Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41673
Type: Artigo de Evento
Title: Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu
Authors: Oliveira, Leiry Kelly Silva
Cruz, Raimunda Costa
Keywords: Capital cultural;Educação;Pierre Bourdieu;Sistema escolar
Issue Date: 2014
Publisher: IMPRECE
Citation: OLIVEIRA, Leiry Kelly Silva; CRUZ, Raimunda Costa. Capital cultural e educação: uma análise da obra de Bordieu. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1247-1255.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as contribuições do sociólogo contemporâneo Pierre Bourdieu para o campo educacional através de sua teoria dos capitais e da reprodução vigente no sistema escolar. Para tanto, nos reportaremos primeiramente ao conceito de capital cultural para, só então, afirmamos em que medida tal capital influência no fracasso ou sucesso escolar de um indivíduo. Muito além de propor uma teoria focada na reprodução das diferenças socioeconômicas e culturais, o autor aponta, como afirma Setton (2004), “uma sociologia interpretativa do jogo de poder das distinções econômicas e culturais de uma sociedade hierarquizada”. Sendo assim, em um de seus muitos estudos o sociólogo analisa esse jogo de poder dentro da escola e se torna assim um referencial teórico imprescindível para o conhecimento de qualquer profissional que atue na área educacional. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41673
ISBN: 978-85-8126-065-5
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_lksoliveirarccruz.pdf3,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.