Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41641
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Concepções de história: desafios atuais |
Autor : | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Palabras clave : | História;Processo de Ensino-Aprendizagem;Problemática educacional |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Concepções de história: desafios atuais. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 146-152. |
Resumen en portugués brasileño: | Para falar da missão da história nos dias atuais recorro a Jacques Le Goff (2001) e a Erik Hobsbawm (1996). Para o primeiro, cabe à História refletir para o tempo presente e compreender um mundo marcado por uma “instabilidade definitiva”. Para isso cabe realizar uma tarefa indispensável e complexa: relacionar a vida cotidiana – moda, costumes, sexualidade, gastronomia, manifestações religiosas, hábitos de consumo – a um tempo em que ocorrem mudanças de longa duração – guerras , revoluções, pandemias, ciência, arte. Por sua vez, Hobsbawm menciona o mais “lúgubre” problema que atinge as novas gerações: a perda da noção de passado público. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41641 |
ISBN : | 85 7282 202 X |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_ltfribeiro.pdf | 27,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.