Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41641
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.date.accessioned2019-05-14T14:35:02Z-
dc.date.available2019-05-14T14:35:02Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Luís Távora Furtado. Concepções de história: desafios atuais. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 146-152.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41641-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectProblemática educacionalpt_BR
dc.titleConcepções de história: desafios atuaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara falar da missão da história nos dias atuais recorro a Jacques Le Goff (2001) e a Erik Hobsbawm (1996). Para o primeiro, cabe à História refletir para o tempo presente e compreender um mundo marcado por uma “instabilidade definitiva”. Para isso cabe realizar uma tarefa indispensável e complexa: relacionar a vida cotidiana – moda, costumes, sexualidade, gastronomia, manifestações religiosas, hábitos de consumo – a um tempo em que ocorrem mudanças de longa duração – guerras , revoluções, pandemias, ciência, arte. Por sua vez, Hobsbawm menciona o mais “lúgubre” problema que atinge as novas gerações: a perda da noção de passado público. [...]pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_eve_ltfribeiro.pdf27,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.