Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41640
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Os anos 80 em Fortaleza: trajetórias de um artista-professor no ensino das artes plásticas para crianças |
Authors: | Silva, Kely Cristiny Evangelista da Machado, Gilberto Andrade |
Keywords: | Arte;Educação pela arte;Professor de arte |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | SILVA, Kely Cristiny Evangelista da; MACHADO, Gilberto Andrade. Os anos 80 em Fortaleza: trajetórias de um artista-professor no ensino das artes plásticas para crianças. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 136-145. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Na época, o índice de analfabetismo e repetência estava muito alto, aliás, havia um desestímulo geral em relação à escola por parte dos alunos. A situação grave em que se encontrava o sistema educacional, tornou-se o centro das atenções para as autoridades, os pesquisadores e os educadores, o que acabou desencadeando reformas importantes de políticas educacionais estaduais, na tentativa de melhorar o ensino e aprendizado dos alunos. Vários projetos foram desenvolvidos para este fim, em vista que o número de desistência na escola de 1° grau era absurdo. No que se refere ao ensino de arte na década em questão, houve uma grande preocupação por parte de núcleos e associações de arte-educadores em relação aos modos de ensinar e aprender arte, bem como reafirmar o papel de professor de arte, refletindo e questionando sua formação de professor da área.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41640 |
ISBN: | 85 7282 202 X |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_kcesilvagamachado.pdf | 35,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.