Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41615
Tipo: Artigo de Evento
Título: A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado
Autor(es): Sousa, Flávia Alves de
Palavras-chave: Educação indígena no Brasil;Experiência dos grupos indígenas do Ceará- Pitaguary
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: SOUSA, Flávia Alves de. A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 43-53.
Resumo: Neste artigo proponho-me a desenvolver um pensar sobre a educação indígena no Brasil, com a intenção de apresentar uma análise crítica das ações da Igreja e do Estado que se voltaram para a formação educativa (formal) da população indígena brasileira, considerando desde as primeiras iniciativas. Algumas questões podem orientar esse pensar: como foi a educação dos índios no Brasil? O que caracterizava essa educação? Qual a intenção educativa dos Missionários e do Estado? E atualmente, como podemos pensar essa educação, o que a caracteriza? Esse olhar sobre a educação indígena atual será desenvolvida a partir da experiência dos grupos indígenas do Ceará, tendo como referência os Pitaguary, que estão localizados na Região Metropolitana de Fortaleza – Maracanaú.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41615
ISBN: 85 7282 202 X
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_fasousa.pdf39,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.