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Tipo: TCC
Título: Professor do ensino superior: reflexão sobre a prática docente
Autor(es): Quirino, Raimunda Heveline Ribeiro
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Professor Universitário;Prática Pedagógica;Prática Docente
Data do documento: 2010
Citação: QUIRINO, Raimunda Heveline Ribeiro. Professor do ensino superior: reflexão sobre a prática docente. 2010. 40f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.
Resumo: Diante as transformações ocorridas no mundo contemporâneo, a formação do professor de ensino superior sempre é levada a um nível de reflexão como um processo de crescimento e melhora continua, mesmo que existam as dificuldades decorrentes desta formação inicial. Sendo assim, o trabalho objetiva refletir a prática docente do professor de ensino superior acerca de suas práticas pedagógicas, observando os impactos e mudanças que esta reflexão produz na pratica docente. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica acerca de temas como: um olhar na história sobre a formação do professor no Brasil, a profissionalização do docente, a formação docente de nível superior, a identidade do fazer docente e a ética na educação. Têm-se como considerações finais a prática docente e o aprendizado do aluno, que deve estar alicerçado em ações que compreendam a correlação entre teoria e prática, e principalmente a reflexão na ação, a reflexão sobre as estratégias pedagógicas e a reflexão sobre a valores éticos no professor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41606
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