Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41606
Type: | TCC |
Title: | Professor do ensino superior: reflexão sobre a prática docente |
Authors: | Quirino, Raimunda Heveline Ribeiro |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Professor Universitário;Prática Pedagógica;Prática Docente |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | QUIRINO, Raimunda Heveline Ribeiro. Professor do ensino superior: reflexão sobre a prática docente. 2010. 40f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Diante as transformações ocorridas no mundo contemporâneo, a formação do professor de ensino superior sempre é levada a um nível de reflexão como um processo de crescimento e melhora continua, mesmo que existam as dificuldades decorrentes desta formação inicial. Sendo assim, o trabalho objetiva refletir a prática docente do professor de ensino superior acerca de suas práticas pedagógicas, observando os impactos e mudanças que esta reflexão produz na pratica docente. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica acerca de temas como: um olhar na história sobre a formação do professor no Brasil, a profissionalização do docente, a formação docente de nível superior, a identidade do fazer docente e a ética na educação. Têm-se como considerações finais a prática docente e o aprendizado do aluno, que deve estar alicerçado em ações que compreendam a correlação entre teoria e prática, e principalmente a reflexão na ação, a reflexão sobre as estratégias pedagógicas e a reflexão sobre a valores éticos no professor. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41606 |
Appears in Collections: | EDES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_rhrquirino.pdf | 267,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.