Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41592
Type: | TCC |
Title: | A tecnologia da informação e comunicação - TIC como recurso didático no ensino superior |
Authors: | Souza, Elisângela Alves de |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC;Aprendizagem |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | SOUZA, Elisângela Alves de. A tecnologia da informação e comunicação - TIC como recurso didático no ensino superior. 2010. 49f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho discute um tema de grande relevância no contexto educacional. Trata da inserção de recursos tecnológicos como, as TIC’S, Tecnologias da Informação e Comunicação como Recurso Didático no Ensino Superior. Parte da premissa de que, em tempos atuais não se deve ignorar tais recursos, ao contrário, permitir uma postura de abertura e curiosidade em relação à utilização de tais recursos pode significar um avanço qualitativo no processo de ensino – aprendizagem. Na era da informação e do conhecimento, o uso do computador e da comunicação em rede, representa uma revolução e uma mudança de paradigmas. O ato de transmissão do conhecimento, assim como o ato de apreensão desse conteúdo varia. O espaço físico deixa de ser fator significativo. Não há limites, nem fronteiras na busca pelo saber. Diante dessa realidade, da qual não se pode fugir o grande desafio da educação é estruturar-se fisicamente e preparar os professores para lidar com esses aparatos técnicos de maneira eficiente e principalmente criativa. A idéia de relacionar a pesquisa, formação e a prática pedagógica utilizando as Tic’s, assim como algumas políticas de inclusão já são realidades no país. Os rumos da educação à distância apontam uma forte tendência e adesão a essa prática que só cresce. O papel do professor e do aluno sofre alteração, a relação entre eles muda, enfim procura-se o equilíbrio, uma readaptação no contexto geral da educação. O desafio de reorganizar a estrutura educacional levando em conta a importância do uso das Tic’s e a aceitação dos públicos envolvidos requer tempo, paciência e muito esforço daqueles que acreditam que recomeçar é preciso. Outro aspecto fundamental para a compreensão do fenômeno da comunicação em rede é o fato de que um grande número de pessoas ainda não tem acesso |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41592 |
Appears in Collections: | EDES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_essouza.pdf | 384,42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.