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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorSouza, Elisângela Alves de-
dc.date.accessioned2019-05-13T12:32:33Z-
dc.date.available2019-05-13T12:32:33Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSOUZA, Elisângela Alves de. A tecnologia da informação e comunicação - TIC como recurso didático no ensino superior. 2010. 49f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41592-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação – TICpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA tecnologia da informação e comunicação - TIC como recurso didático no ensino superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho discute um tema de grande relevância no contexto educacional. Trata da inserção de recursos tecnológicos como, as TIC’S, Tecnologias da Informação e Comunicação como Recurso Didático no Ensino Superior. Parte da premissa de que, em tempos atuais não se deve ignorar tais recursos, ao contrário, permitir uma postura de abertura e curiosidade em relação à utilização de tais recursos pode significar um avanço qualitativo no processo de ensino – aprendizagem. Na era da informação e do conhecimento, o uso do computador e da comunicação em rede, representa uma revolução e uma mudança de paradigmas. O ato de transmissão do conhecimento, assim como o ato de apreensão desse conteúdo varia. O espaço físico deixa de ser fator significativo. Não há limites, nem fronteiras na busca pelo saber. Diante dessa realidade, da qual não se pode fugir o grande desafio da educação é estruturar-se fisicamente e preparar os professores para lidar com esses aparatos técnicos de maneira eficiente e principalmente criativa. A idéia de relacionar a pesquisa, formação e a prática pedagógica utilizando as Tic’s, assim como algumas políticas de inclusão já são realidades no país. Os rumos da educação à distância apontam uma forte tendência e adesão a essa prática que só cresce. O papel do professor e do aluno sofre alteração, a relação entre eles muda, enfim procura-se o equilíbrio, uma readaptação no contexto geral da educação. O desafio de reorganizar a estrutura educacional levando em conta a importância do uso das Tic’s e a aceitação dos públicos envolvidos requer tempo, paciência e muito esforço daqueles que acreditam que recomeçar é preciso. Outro aspecto fundamental para a compreensão do fenômeno da comunicação em rede é o fato de que um grande número de pessoas ainda não tem acessopt_BR
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