Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41576
Type: | TCC |
Title: | Identidade profissional do pedagogo |
Authors: | Silva, Lidiane Porfírio |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Formação;Identidade;Pedagogo |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | SILVA, Lidiane Porfírio. Identidade profissional do pedagogo. 2012. 65f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho teve como objetivo conhecer a identidade profissional do pedagogo. Para tanto, fizemos uma contextualização histórica do Curso de Pedagogia no Brasil, também analisamos documentos que regulamentavam a profissão Pedagogo, e procuramos identificar, caracterizar e analisar as concepções dos alunos do Curso de Pedagogia, sobre sua formação e campo de atuação. A investigação fundamentou-se em uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, realizada através de levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. Foram utilizados como instrumento de coleta da pesquisa, os questionários dirigidos aos pedagogos, a análise de documentos e revisão de literaturas. O suporte teórico do estudo teve embasamento nas concepções de autores como Silva, Libâneo, Pimenta, Sales, Matos, Vieira, Cavalcante, entre outros. Verificou-se que a construção do processo identitário do pedagogo se revela a partir da mudança de postura destes profissionais, à medida que buscam refletir sua prática docente, aliando esta, ao conhecimento obtido teoricamente. Também, na fala dos sujeitos da proposta de estudo de caso, observou-se que estes se posicionam com mais propriedade, em se tratando dos conhecimentos teóricos, mas se consideram despreparados para atuar na docência, pois estes sinalizam a necessidade de haver uma mudança na abordagem dos conteúdos do Curso de Pedagogia, principalmente, os que estão relacionados, diretamente, com a prática pedagógica. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41576 |
Appears in Collections: | EDES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_lpsilva.pdf | 489,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.