Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41520
Type: Artigo de Evento
Title: Relato (auto) biográfico: solo fértil de história
Authors: Araújo, Osmar Hélio Alves
Pinheiro, Maria Nerice dos Santos
Fialho, Lia Machado Fiuza
Keywords: Relato (auto) biográfico;Biografia-docente;Reflação-docência
Issue Date: 2015
Publisher: EdUECE
Citation: ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Relato (auto) biográfico: solo fértil de história. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 908-915. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Abstract in Brazilian Portuguese: O ponto engenhoso para endereçar a questão em discussão, o relato (auto) biográfico como atividade formativa de professores, é o reconhecimento da guinada que o retrocitado instrumento confere a formação do referido profissional, pois assentar o professor em um movimento de indagação, reflexão, formação com esteio da elaboração de narrativas reflexivas sobre a própria história de vida pessoal e profissional, faz emergir um solo fértil para a tomada de consciência da própria história. Justifica-se, portanto, a necessidade da discussão ora materializada objetivando corroborar para a presença do relato (auto) biográfico como instrumento formativo no processo de formação dos professores, pois ele atribui significado as experiências vivenciadas, assim como contribui para o professor conhecer o solo embrionário do que é hoje e, em suma, experimentar, novamente, por meio da evocação, acontecimentos e situações indissociáveis do seu próprio processo de formação. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41520
ISSN: 2447 2085
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_ohaaraujo.pdf13,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.