Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41519
Tipo: Artigo de Evento
Título : Perspectivas da história ensinada nas séries inicias: algumas reflexões
Autor : Florencio, Lourdes Rafaella Santos
Palabras clave : História;Visões e convicções da educação
Fecha de publicación : 2015
Editorial : EdUECE
Citación : FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos. Perspectivas da história ensinada nas séries inicias: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 858-868. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Resumen en portugués brasileño: A forma como se ensina História nas séries iniciais, parte essencialmente da concepção que se tem sobre o que é História. Ao mesmo tempo em que se ensina se compartilha visões e convicções, dessa forma está nas mãos dos educadores o direcionamento que a História terá em sala de aula. A formação do pedagogo é polivalente, ou seja, carrega em seu currículo uma concepção fundada na interdisciplinaridade. Ao exercer a docência nas séries iniciais se precisa ensinar conteúdos das mais variadas áreas do conhecimento o que coloca esse professor diante de conhecimentos muitas vezes distantes das apreendidas na formação docente. Os educadores se deparam com ambientes escolares muitas vezes adversos. Em sala de aula encontram crianças envolvidas pelas Tecnologias da Informação como celulares, videogame, tablet em substituição da bola, bicicleta e brincadeiras de rua. Como expões o historiador Hobsbawn, “quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem” (1995, p.13). [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41519
ISBN : 2447 2085
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_eve_lrsflorencio.pdf13,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.