Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41519
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Florencio, Lourdes Rafaella Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-09T13:24:56Z | - |
dc.date.available | 2019-05-09T13:24:56Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos. Perspectivas da história ensinada nas séries inicias: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 858-868. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41519 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUECE | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Visões e convicções da educação | pt_BR |
dc.title | Perspectivas da história ensinada nas séries inicias: algumas reflexões | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A forma como se ensina História nas séries iniciais, parte essencialmente da concepção que se tem sobre o que é História. Ao mesmo tempo em que se ensina se compartilha visões e convicções, dessa forma está nas mãos dos educadores o direcionamento que a História terá em sala de aula. A formação do pedagogo é polivalente, ou seja, carrega em seu currículo uma concepção fundada na interdisciplinaridade. Ao exercer a docência nas séries iniciais se precisa ensinar conteúdos das mais variadas áreas do conhecimento o que coloca esse professor diante de conhecimentos muitas vezes distantes das apreendidas na formação docente. Os educadores se deparam com ambientes escolares muitas vezes adversos. Em sala de aula encontram crianças envolvidas pelas Tecnologias da Informação como celulares, videogame, tablet em substituição da bola, bicicleta e brincadeiras de rua. Como expões o historiador Hobsbawn, “quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem” (1995, p.13). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_lrsflorencio.pdf | 13,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.