Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41510
Type: Artigo de Evento
Title: A formação de docentes para o ensino superior
Authors: Ricarte, Erbênia Maria Girão
Araújo, Maria das Graças de
Keywords: Processo de Ensino-Aprendizagem;Objetivos e metas do projeto pedagógico
Issue Date: 2015
Publisher: EdUECE
Citation: RICARTE, Erbênia Maria Girão; ARAÚJO, Maria das Graças de. A formação de docentes para o ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 707-714. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Abstract in Brazilian Portuguese: A profissão de professor nunca foi fácil e no atual contexto de desvalorização da docência não é diferente. Para exercê-la se exige do docente algumas qualificações e, especificamente no ensino superior, observamos a valorização das titulações acadêmicas, pesquisas e titulações, em detrimento das formações pedagógicas e interpessoais. Não se pode esquecer da complexa figura do professor no ensino superior, no que diz respeito à afirmação de sua identidade e as condições do exercício profissional resultantes de uma ausência de uma formação inicial e continuada que sele a capacidade autodidata do professor, muitas vezes constatada como insuficiente frente ao novo modelo de sociedade e seus paradigmas emergentes. É função primordial da universidade investir na formação continuada voltada ao ensino, pesquisa e extensão, de acordo com os objetivos e metas do projeto pedagógico das instituições de ensino superior, como também trabalhar a importância das relações interpessoais entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41510
ISSN: 2447 2085
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_emgricarte.pdf13,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.