Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRicarte, Erbênia Maria Girão-
dc.contributor.authorAraújo, Maria das Graças de-
dc.date.accessioned2019-05-09T12:52:20Z-
dc.date.available2019-05-09T12:52:20Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRICARTE, Erbênia Maria Girão; ARAÚJO, Maria das Graças de. A formação de docentes para o ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 707-714. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41510-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectObjetivos e metas do projeto pedagógicopt_BR
dc.titleA formação de docentes para o ensino superiorpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA profissão de professor nunca foi fácil e no atual contexto de desvalorização da docência não é diferente. Para exercê-la se exige do docente algumas qualificações e, especificamente no ensino superior, observamos a valorização das titulações acadêmicas, pesquisas e titulações, em detrimento das formações pedagógicas e interpessoais. Não se pode esquecer da complexa figura do professor no ensino superior, no que diz respeito à afirmação de sua identidade e as condições do exercício profissional resultantes de uma ausência de uma formação inicial e continuada que sele a capacidade autodidata do professor, muitas vezes constatada como insuficiente frente ao novo modelo de sociedade e seus paradigmas emergentes. É função primordial da universidade investir na formação continuada voltada ao ensino, pesquisa e extensão, de acordo com os objetivos e metas do projeto pedagógico das instituições de ensino superior, como também trabalhar a importância das relações interpessoais entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_emgricarte.pdf13,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.