Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41500
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | A relevância dos gadgets como ferramentas fomentadoras nas práticas educativas digitais dos adolescentes |
Autor : | Carvalho, Meline Mesquita de Barros, Edgar Marçal |
Palabras clave : | Estratégias de aprendizagem;Computação móvel |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | EdUECE |
Citación : | CARVALHO, Meline Mesquita de; Barros Filho, Edgar Marçal. A relevância dos gadgets como ferramentas fomentadoras nas práticas educativas digitais dos adolescentes. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 567-576. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. |
Resumen en portugués brasileño: | Os avanços nas tecnologias móveis têm criado oportunidades para o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem ao facilitar a integração entre o mundo digital com as práticas do cotidiano. A aquisição de novos conhecimentos auxiliada por computação móvel (Mobile Learning ou m-learning) apresenta-se como uma tecnologia inovadora que utiliza gadgets (dispositivos móveis computacionais como smartphones e tablets), para favorecer os processos de ensino aprendizagem (SHARPLES; ROSCHELLE, 2010). Várias pesquisas demonstram os benefícios proporcionados pelas tecnologias móveis na educação (FIGUEROA et al., 2014; MARÇAL et al., 2014), tais como: mobilidade para usar os recursos computacionais além dos espaços escolares, incentivo ao desenvolvimento de competências em situações reais e facilidade para compartilhar e acessar conteúdos. Através de recursos como sensores e aplicativos que se adaptam ao contexto do aluno, a utilização dos gadgets em atividades de ensino e aprendizagem pode ser ampliada. Por exemplo: em (WU; HWANG; TSAI, 2013), os alunos utilizam seus smartphones em aulas de campo para ler etiquetas QR Code162, obter informações específicas a partir dessa leitura e serem guiados para tarefas seguintes; em outro estudo, os estudantes utilizam o sensor GPS163 dos smartphones para registrar a localização deles durante suas aulas de campo de geologia (MARÇAL et al., 2013). [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41500 |
ISSN : | 2447 2085 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mmcarvalho.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.