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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Meline Mesquita de-
dc.contributor.authorBarros, Edgar Marçal-
dc.date.accessioned2019-05-09T11:43:56Z-
dc.date.available2019-05-09T11:43:56Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCARVALHO, Meline Mesquita de; Barros Filho, Edgar Marçal. A relevância dos gadgets como ferramentas fomentadoras nas práticas educativas digitais dos adolescentes. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 567-576. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41500-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectComputação móvelpt_BR
dc.titleA relevância dos gadgets como ferramentas fomentadoras nas práticas educativas digitais dos adolescentespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs avanços nas tecnologias móveis têm criado oportunidades para o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem ao facilitar a integração entre o mundo digital com as práticas do cotidiano. A aquisição de novos conhecimentos auxiliada por computação móvel (Mobile Learning ou m-learning) apresenta-se como uma tecnologia inovadora que utiliza gadgets (dispositivos móveis computacionais como smartphones e tablets), para favorecer os processos de ensino aprendizagem (SHARPLES; ROSCHELLE, 2010). Várias pesquisas demonstram os benefícios proporcionados pelas tecnologias móveis na educação (FIGUEROA et al., 2014; MARÇAL et al., 2014), tais como: mobilidade para usar os recursos computacionais além dos espaços escolares, incentivo ao desenvolvimento de competências em situações reais e facilidade para compartilhar e acessar conteúdos. Através de recursos como sensores e aplicativos que se adaptam ao contexto do aluno, a utilização dos gadgets em atividades de ensino e aprendizagem pode ser ampliada. Por exemplo: em (WU; HWANG; TSAI, 2013), os alunos utilizam seus smartphones em aulas de campo para ler etiquetas QR Code162, obter informações específicas a partir dessa leitura e serem guiados para tarefas seguintes; em outro estudo, os estudantes utilizam o sensor GPS163 dos smartphones para registrar a localização deles durante suas aulas de campo de geologia (MARÇAL et al., 2013). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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