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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41500
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Meline Mesquita de | - |
dc.contributor.author | Barros, Edgar Marçal | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-09T11:43:56Z | - |
dc.date.available | 2019-05-09T11:43:56Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Meline Mesquita de; Barros Filho, Edgar Marçal. A relevância dos gadgets como ferramentas fomentadoras nas práticas educativas digitais dos adolescentes. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 567-576. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41500 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUECE | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Computação móvel | pt_BR |
dc.title | A relevância dos gadgets como ferramentas fomentadoras nas práticas educativas digitais dos adolescentes | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os avanços nas tecnologias móveis têm criado oportunidades para o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem ao facilitar a integração entre o mundo digital com as práticas do cotidiano. A aquisição de novos conhecimentos auxiliada por computação móvel (Mobile Learning ou m-learning) apresenta-se como uma tecnologia inovadora que utiliza gadgets (dispositivos móveis computacionais como smartphones e tablets), para favorecer os processos de ensino aprendizagem (SHARPLES; ROSCHELLE, 2010). Várias pesquisas demonstram os benefícios proporcionados pelas tecnologias móveis na educação (FIGUEROA et al., 2014; MARÇAL et al., 2014), tais como: mobilidade para usar os recursos computacionais além dos espaços escolares, incentivo ao desenvolvimento de competências em situações reais e facilidade para compartilhar e acessar conteúdos. Através de recursos como sensores e aplicativos que se adaptam ao contexto do aluno, a utilização dos gadgets em atividades de ensino e aprendizagem pode ser ampliada. Por exemplo: em (WU; HWANG; TSAI, 2013), os alunos utilizam seus smartphones em aulas de campo para ler etiquetas QR Code162, obter informações específicas a partir dessa leitura e serem guiados para tarefas seguintes; em outro estudo, os estudantes utilizam o sensor GPS163 dos smartphones para registrar a localização deles durante suas aulas de campo de geologia (MARÇAL et al., 2013). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2015_eve_mmcarvalho.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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