Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41500
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A relevância dos gadgets como ferramentas fomentadoras nas práticas educativas digitais dos adolescentes |
Autor(es): | Carvalho, Meline Mesquita de Barros, Edgar Marçal |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem;Computação móvel |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | EdUECE |
Citação: | CARVALHO, Meline Mesquita de; Barros Filho, Edgar Marçal. A relevância dos gadgets como ferramentas fomentadoras nas práticas educativas digitais dos adolescentes. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 567-576. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. |
Resumo: | Os avanços nas tecnologias móveis têm criado oportunidades para o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem ao facilitar a integração entre o mundo digital com as práticas do cotidiano. A aquisição de novos conhecimentos auxiliada por computação móvel (Mobile Learning ou m-learning) apresenta-se como uma tecnologia inovadora que utiliza gadgets (dispositivos móveis computacionais como smartphones e tablets), para favorecer os processos de ensino aprendizagem (SHARPLES; ROSCHELLE, 2010). Várias pesquisas demonstram os benefícios proporcionados pelas tecnologias móveis na educação (FIGUEROA et al., 2014; MARÇAL et al., 2014), tais como: mobilidade para usar os recursos computacionais além dos espaços escolares, incentivo ao desenvolvimento de competências em situações reais e facilidade para compartilhar e acessar conteúdos. Através de recursos como sensores e aplicativos que se adaptam ao contexto do aluno, a utilização dos gadgets em atividades de ensino e aprendizagem pode ser ampliada. Por exemplo: em (WU; HWANG; TSAI, 2013), os alunos utilizam seus smartphones em aulas de campo para ler etiquetas QR Code162, obter informações específicas a partir dessa leitura e serem guiados para tarefas seguintes; em outro estudo, os estudantes utilizam o sensor GPS163 dos smartphones para registrar a localização deles durante suas aulas de campo de geologia (MARÇAL et al., 2013). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41500 |
ISSN: | 2447 2085 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mmcarvalho.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.