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Tipo: Artigo de Evento
Título : História das creches no Brasil até a Constituição de 1988
Autor : Castro, Mayara Alves de
Sousa, Alba Patrícia Passos de
Palabras clave : Caráter assistencialista;Funções de Educar
Fecha de publicación : 2015
Editorial : EdUECE
Citación : CASTRO, Mayara Alves de; SOUSA, Alba Patrícia Passos de. História das creches no Brasil até a Constituição de 1988. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 490-499. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Resumen en portugués brasileño: Durante muito tempo a creche foi considerada como sendo de caráter assistencialista, ou seja, um direito não de todos, mas somente dos que careciam deste atendimento, pois esta instituição era designada a cuidar das crianças enquanto os pais/mães trabalhavam, sendo assim, apenas os filhos dos trabalhadores frequentavam este estabelecimento. Nessa visão assistencialista, as creches eram consideradas como um espaço (depósito) para cuidar de crianças, não havendo nenhuma preocupação com o educar, embora educasse. Atualmente, a educação infantil é dividida entre creche e pré-escola, e essas fazem parte da educação básica juntamente com o ensino fundamental e médio. Essa conquista possibilitou um novo olhar perante a creche, aliando as funções de educar e cuidar no sentido de contribuir com o desenvolvimento e formação da criança. Certamente, as mudanças para que se garantisse o atendimento a primeira infância legal, não ocorreu de uma hora para outra, por isso procura-se investigar como foi iniciado o atendimento as crianças brasileiras através da história, visando perceber como se constituiu a instituição creche. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41482
ISSN : 2447 2085
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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